quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Dia ruim, almoço bom.

Olá meus caros! Com atraso, e para minha decepção uma breve coluna, mais uma vez venho lhes trazer um pouco da irônica trajetória da vida contemporânea, e nada melhor do que falar sobre o trabalho.

Trabalho, algo tão necessário quanto nobre, necessário porque precisamos um dia (para alguns esse dia ainda não chegou) trabalhar e nobre porque é um ato que dignifica a pessoa. Através do trabalho pessoas tiram seu sustento, são reconhecidas e quiçá imortalizadas. Trabalho, uma coisa que não tem me safisteito ultimamente.

A verdade é que o trabalho é bom, desde que faça o que gosta, não adianta trabalhar por trabalhar, é claro salvo ocasiões de extremas necesidades, mas trabalhar porque você é obrigado, porque sua família exige, a sociedade demanda etc e tal, é extremamente frustante para uma pessoa.

Adoro trabalhar, adoro acordar cedo, tomar um banho, me vestir, tomar um café, sair de casa, pegar um ônibus ou ligar o carro e me dirigir ao meu local de trabalho, adoro, amo essa rotina. Pois é nela que se desenvolve as minhas idéias para poder escrever esta singela coluna, mas o meu emprego, aí é outra conversa. Todo mundo deveria trabalhar no que gosta e foi assim que me passaram na faculdade, infelizmente eu ainda não faço parte desta porcentagem dos que trabalham com o que gostam, dos que amam o emprego. Eu amo o trabalho, mas não peça para amar este meu emprego.

E é aí que mora a ironia, hoje em dia com um mercado de trabalho tão acirrado, tão competitivo e tão elitizado é difícil para a maioria das pessoas trabalharem com o que gostam. Calme lá se está levando meu ponto de vista para um outro lado. Estou falando de oportunidades para pessoas que são capazes de atuar nelas, e é claro que para se fazer o que gosta exige mesmo uma preparação intelectual e profissional que apenas uma boa educação provém.

Se você é um daqueles que como eu, adora o trabalho mas odeia o emprego, tente fazer o que gosta, não se acomode, não fique pensando naquele velho dito "time que ganha não se mexe", porque se mexe sim e faço uma previsão de que se você realmente estivesse trabalhando com o que gosta, estaria ainda muito mais satisfeito com seu emprego.

Nenhum comentário: